top of page

Guarda Nacional: ministro pede concurso! Confira!

Atualizado: 3 de fev. de 2023



Um concurso para a carreira de Guarda Nacional poderá ser publicado em breve.

Em recente entrevista, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino anunciou que apresentará proposta para a criação da nova carreira.


O objetivo, com a criação da Guarda Nacional efetiva, é proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terras indígenas, em área de fronteira, em unidades de conservação e em apoio à segurança dos estados.


Assim, as áreas sob jurisdição da União, como a Esplanada dos Ministérios e as residências oficiais, por exemplo, passariam a ser defendidas pela Guarda Nacional.

"A proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula", confirmou o ministro.


De acordo com Dino, o Governo Federal acredita que a efetivação do cargo de Guarda Nacional por meio de concurso público seja o melhor caminho.


"A proposta já está pronta. O presidente acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim", afirmou Dino.


O Governo não passou outros detalhes sobre esta nova carreira, entretanto, sabe-se que será uma instituição civil, de caráter ostensivo, e seu ingresso se dará por meio de aprovação em concurso público.



ความคิดเห็น


bottom of page