top of page

Concurso INSS: alerta de golpe! Veja!


Candidatos são surpreendidos com tentativa de golpe no concurso INSS


Os candidatos aprovados no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2022 estão recebendo um e-mail falso de convocação.


Eles foram surpreendidos com mensagens do remetente inss@cebraspe.site, que assina o e-mail enganoso como Gerência Executiva de Recursos Humanos Conclusos, Entrevistas e Contratações do INSS.


Ao clicar no link existente no e-mail fraudulento, o usuário é levado a fazer um cadastro em um sistema desconhecido.


O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o INSS informam que as convocações são feitas, exclusivamente, pelo Diário Oficial da União.


Em comunicado, o Cebraspe reforça que devem ser desconsideradas quaisquer mensagens que não sejam divulgadas nos canais oficiais do INSS e na área do candidato e reforçam o alerta de que nenhuma documentação deve ser enviada via link. Veja o comunicado (íntegra do documento no link "resumo"):

​"O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicam que as convocações referentes ao concurso público para o provimento de vagas no cargo de Técnico do Seguro Social são realizadas por meio de edital publicado no Diário Oficial da União, ofício de convocação enviado pelo INSS aos aprovados e ampla divulgação nas redes sociais oficiais do INSS. O Cebraspe e o INSS reforçam que devem ser desconsideradas quaisquer mensagens que não estejam sendo divulgadas da referida maneira. O Cebraspe e o INSS alertam, ainda, para o fato de que o candidato não deve encaminhar nenhuma documentação via link, salvo nos casos em que forem divulgados os locais das Coordenações de Gestão de Pessoas do INSS".

O concurso em questão oferecia mil vagas imediatas para o cargo de técnico, com exigência de nível médio.


Foram 2.385 oportunidades para a formação de cadastro de reserva.


Com mais de um milhão de inscritos, o resultado final da seleção foi publicado recentemente.


Esse certame será válido até 4 de maio de 2024, podendo ser prorrogado por mais um ano.



Resumo do concurso


  • Situação atual do concurso: curso de formação;

  • Data da prova objetiva: dia 27/11;

  • Data das inscrições: do dia 16/09 ao dia 03/10;

  • Taxa de inscrição: R$85,00;

  • Escolaridade: nível médio;

  • Remuneração: R$5.447,79 + auxílios;

  • Quantidade de vagas: 1.000 vagas (podendo chegar ao montante de 4000).

  • Edital: clique aqui

  • Clique aqui e veja o comunicado.



bottom of page