top of page

Concurso Receita Federal: plágio na FGV? Confira!



De acordo com informações e várias denúncias nas redes sociais, existem suspeitas de que algumas questões do atual concurso da Receita Federal foram copiadas de outras seleções.


Segundo apontamentos de candidatos do concurso, algumas questões relacionadas para o cargo de auditor seriam as mesmas cobradas em um simulado aplicado por uma determinada Faculdade. Ao todo, sete itens da prova de Auditor foram mencionados pelos candidatos.

A Receita Federal foi questionada sobre o ocorrido. Em nota, a instituição disse que os fatos já foram encaminhados para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.


Por sua vez, a FGV emitiu nota oficial explicando os possíveis acontecimentos.


A FGV informou que as questões foram elaboradas por um professor contratado pela banca e que possíveis semelhanças entre as questões se deve à coincidência doutrinária.


A Fundação ainda informa que, por esse motivo, não há que se falar em plágio, visto que se tratam de questões de um mesmo professor.


Veja trecho do comunicado:

A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV) informa que as questões integrantes da prova do certame para Auditores Fiscais da carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, aplicada em 19 de março de 2023, relativas à matéria Legislação Aduaneira, foram elaboradas em conformidade com o conteúdo programático constante no Edital de Abertura n. 1, de 2022, publicado em 05 de dezembro de 2022.

O concurso público da Receita Federal registrou 156.373 inscrições. As Provas Objetiva e Discursiva foram realizadas em todas as capitais do país, no dia 19 de março.


O concurso oferta 699 vagas, sendo 469 para Analista Tributário, com iniciais de R$ 11.684,39; e 230 para Auditor Fiscal, com iniciais de a R$ 21.029,09.


Para ambos os cargos, as provas foram compostas por 140 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada e apenas uma opção considerada correta.


Confira, na íntegra, o comunicado da FGV: clique aqui




Comentários


bottom of page