Convocação de excedentes no concurso PP-MG é pauta no Governo mineiro
Recentemente, durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), parlamentares e representantes da categoria da Polícia Penal do Estado (PP-MG) conversaram sobre a convocação dos excedentes do concurso para efetivos da instituição.
A reunião foi realizada em março deste ano e, pelo que tudo indica, o Executivo mineiro não descarta a possibilidade de chamada dos excedentes.
Entretanto, durante a reunião foi exposto que para o chamamento destes excedentes, seria necessário um estudo de viabilidade, em especial, junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Agora, uma cópia de ofício circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre um pedido de convocação de 3.505 excedentes do Concurso para efetivos da Polícia Penal de Minas Gerais.
O ofício, que foi divulgado na rede social de um parlamentar, é uma resposta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) ao presidente da Assembleia Legislativa mineira (ALMG), Tadeu Martins Leite.
A referência do assunto é a seguinte:
Requer seja encaminhado ao Comitê de Orçamento e finanças - Cofin - e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - Sejusp - pedido de providência para formação de uma terceira turma do Curso de Formação Técnico Profissional antes da homologação do concurso público regido pelo Edital Sejusp 002/2021, contemplando, assim, todos os candidatos excedentes. |
Em resposta, a Seplag relatou o que segue:
Em relação ao Requerimento em epígrafe, e, a partir de consulta à área técnica, esclarecemos que foi aprovada no dia 16 de maio de 2023, por meio de Of. Cofin nº 0682/20023, a convocação de 3.505 profissionais para a realização da 6ª etapa do concurso para a carreira de Agente de Segurança Penitenciários/Polícia Penal. |
Com isso, a Seplag sinalizou, por meio da Secretária da Seplag, Luisa Cardoso Barreto, de que as informações requeridas sobre a solicitação acima foram aprovadas.
É importante mencionar que o ofício em questão não possui poder de decisão, ou seja, os excedentes serão realmente convocados através de ato oficial de autoridade competente.
Abaixo, veja o documento:
O concurso para efetivos da PP-MG foi aberto em 2021 com oferta de 2.420 vagas. O curso de formação para os convocados, até o momento, é dividido em duas turmas: a primeira teve início em abril e a segunda iniciou em junho de 2023.
O professor Marcelo Narciso comenta sobre o assunto dos excedentes. Veja abaixo.
Novo concurso
Como é sabido, o concurso para a carreira de PP-MG está em andamento. Mas, devido ao déficit funcional, a Sejusp já colocou em pauta a possibilidade de realizar outro concurso para o ano de 2024, independentemente da chamada de possíveis excedentes .
A ideia de um novo concurso é reforçada, pois o Governo mineiro, em meio a um concurso para efetivos, lançou um processo seletivo para temporários com mais de 3500 vagas.
Resumo do último concurso (efetivos):
Provas: 13/03/2022
Vagas: 2.420
Cargo: Policial Penal
Banca: Instituto Selecon
Escolaridade: nível médio
Limite de idade: basta ter 18 anos
Limite de altura: não exige limite mínimo de altura
Carteira de habilitação: não há exigência
Remuneração: R$5.097,15.
Clique aqui e tenha acesso ao último edital
Resumo do último concurso (temporários):
Provas: 09/10/2022
Vagas: 3.506
Cargo: Agente Penitenciário
Banca: FGV
Escolaridade: nível médio
Limite de idade: basta ter 18 anos
Limite de altura: não exige limite mínimo de altura
Carteira de habilitação: não há exigência
Remuneração: R$5.097,15.
Clique aqui e tenha acesso ao último edital.